Pesquisar
Blog

Timidez na Infância

“Joãozinho! Sua vez de mostrar sua atividade para a turma”, diz a professora.

Nessa cena típica vemos que Joãozinho se retrai, fica com as bochechas avermelhadas, solta alguns gaguejos e se esconde.
É em um momento como esse que percebemos a timidez em uma criança. O que ela pode causar e como o papai e a mamãe podem ajudar nessa questão é o que iremos abordar.
Em tempos onde cada vez mais as pessoas mantém e desenvolvem contatos e amizades em âmbito digital, está se tornando comum o isolamento, falta de necessidade em estar presente.


Nenhuma criança nasce com pré-disposição a ser tímida, também não há relação de timidez com alguma doença. São as situações, comportamentos e tratamentos das pessoas próximas a ela que ditarão como ela também se comportará e se manifestará ou não algum problema social como a timidez.
Uma criança que desenvolve timidez, certamente teve comportamento inadequado de pessoas ao seu redor como repreender a criança a todo momento e não estimular socializar com outras pessoas são dois exemplos para situações em que os pais por exemplo contribuem para o desenvolvimento desse estado.
A timidez excessiva pode causar problemas piores na adolescência e vida adulta, se tornando em uma pessoa ansiosa, com baixa autoestima, depressiva e com dificuldades de desenvolvimento profissional e social.
Cabe aos pais e pessoas próximas, estimular a dando-lhe tarefas, que ‘socialize com outras pessoas sem força-la, encorajar e fazer com que ela se sinta mais autoconfiante é primordial para que a criança desenvolva seu lado social.
Uma das estratégias que poderão ajudar a criança a vencer a timidez é tentar criar, no contexto familiar, espaços onde ela possa falar relaxadamente, aproveitando todas as oportunidades para se reforçar positivamente o seu comportamento.
Ficar atento ao comportamento do pequeno(a), fazer constantes perguntas de como vão as atividades e brincadeiras na escolinha, evita maiores problemas pois conforme a criança começa a se retrair, o papai e a mamãe já estarão prontos para tomar uma atitude positiva a respeito.

Posts mais recentes
Vídeos do canal