Pesquisar
Blog

Quando a curiosidade dos pequenos chega com tudo!

O psicólogo e pesquisador Jean Piaget, um dos maiores estudiosos sobre como as crianças pensam, dividiu o desenvolvimento humano em quatro etapas, sendo as primeiras o período sensório-motor e a segunda o período pré-operatório. O primeiro vai do nascimento aos dois anos e é nesse momento que os bebês percebem o mundo e interagem com ele através de coordenação motora primária. A capacidade de abstração e representação ainda não está desenvolvida, ou seja, é preciso um contato direto com o objeto para saber que ele existe.

Até antes de começar a falar, as crianças demonstram um interesse muito grande em tudo o que está ao redor delas e querem compreender como o mundo funciona
E são justamente essas novas descobertas e a vontade e necessidade de descobrir e entender mais sobre tudo aquilo que estão vivendo que gera tantas perguntas.

Quando surgirem perguntas mais complexas uma boa estratégia é responder com base no que você sabe que a criança já conhece e já entende. Como por exemplo simplificar questões do planeta, tempo, reprodução e dinheiro.


É importante nunca deixar de responder, o ato de perguntar demonstra inteligência, atenção ao mundo e indicio de uma postura ativa. Se não houver resposta, a criança pode entender que a postura de perguntar não tem importância fazendo com que haja perda de interesse em adquirir conhecimento posteriormente. Caso o adulto não saiba a resposta, deve admitir e dizer que irá pesquisar ou mesmo sugerir que busquem juntos, o que também é muito formativo para as crianças. Vamos ensinar que é bom ser curioso e que isso é como se fosse uma fábrica de descobertas. Diante das respostas encontradas, o adulto deve “traduzi-las” de modo que os pequenos possam compreender.
Use elementos lúdicos e respeite a faixa etária da criança na hora de responder as perguntas. Uma pergunta sobre por que o sol “vai embora” ou qual o motivo do céu ser azul pode virar um teatrinho interessante, um desenho divertido e tudo mais que a imaginação permitir;
Estimule a curiosidade da criança sempre.

Perguntas são naturais e humanas. Mostre para ela que você se importa, que gosta que ela pergunte. Isso só vai fazer bem a ela.

Posts mais recentes
Vídeos do canal