E chegou a época na qual é motivo de alegria e expectativa para muitas crianças, mas também de certa atenção e preocupação para papais e mamães.
Aquele cheirinho de cadernos novos, canetas coloridas, acessórios de personagens e por aí vai.
A empolgação dos pequenos vai longe nesse período e encaram na maioria das vezes a compra de material escolar como um presente, o que pode aumentar (e muito) o valor da compra. Principalmente porque ela acompanha outros gastos como uniformes, matrícula, mensalidade e atividades extracurriculares.
Nisso vem a dúvida, levar ou não os pequenos no momento da compra dos materiais escolares? (Valendo para os mais grandinhos também)
Participar na escolha do kit escolar do ano pode impactar de maneira positiva no crescimento da criança, basta tomar alguns cuidados e atitudes perante o momento, o que pode até refletir em certa economia mesmo com o furacão de pedidos que vem deles por querer tudo que tem nas prateleiras da loja:
Antecipar o máximo possível o acesso à lista de materiais;
Antes de ir as compras, ter conversas francas com os pequenos sobre custos (de maneira genérica e que a criança consiga entender) e quantidades que serão adquiridas;
Pesquise antes e vá diretamente nas lojas com melhores preços, versus produtos que você sabe que seu pequeno irá curtir;
Faça uma lista de compras junto com seu filho e faça locais para que ele marque o que já foi adquirido, isso fará com que ele se sinta fazendo parte do processo, com eu ele entenda o valor e a importância e que ajudará a conter a vontade dos itens extras que a compra de ocasião pode aflorar.
Outro fator que a participação da criança nas compras auxilia é na inserção ao clima escolar. A criança sente que está chegando a hora de ir para a escola e iniciar o ano letivo.
Se planejar, e abordar a inclusão do pequeno estimulando fatores que antes não eram abordados, é uma ótima maneira de contribuir para o desenvolvimento intelectual aflorando desde cedo a realidade, responsabilidade e a valorizar as coisas.